- Convocar até duas Assembleias de Condóminos por ano
- Executar as deliberações da Assembleia
- Elaborar os orçamentos das receitas e despesas relativas a cada ano
- Cobrar as receitas e efectuar as despesas comuns
- Exigir dos Condóminos a sua quota-parte nas despesas aprovadas
- Prestar, anualmente, contas à Assembleia
- Elaborar e submeter à aprovação o Regulamento do Condomínio
- Assegurar o cumprimento das disposições legais e administrativas do Condomínio
- Guardar e conservar todos os documentos que digam respeito ao Condomínio
- Efectuar o levantamento dos trabalhos necessários e obter orçamentos para grandes obras de conservação para serem analisados e discutidos em Assembleia de Condóminos
- Vistoriar periodicamente as partes comuns do edifício e garantir a execução dos trabalhos de conservação de que careçam (sendo estes serviços debitados ao Condomínio)
- Representar o Condomínio, caso em ata se encontre mandatado para o efeito, perante as autoridades administrativas e em acções judiciais, recorrendo aos seus advogados para o adequado apoio jurídico (serviço a debitar separadamente)
- Proceder ao levantamento dos seguros existentes, contratá-los se necessário e promover a sua actualização
- Disponibilizar na área de cliente do n/site a conta corrente de cada condómino e as contas gerais do condomínio
Recomendamos a designação de um representante dos Condóminos para manter a ligação com a Administração, para um bom funcionamento da gestão do Condomínio. Serão emitidas quotas de condomínio trimestrais para as despesas comuns e semestrais para o Fundo Comum de Reserva, em função da permilagem dos Condóminos e da sua fruição das partes e serviços comuns, as quais devem ser liquidadas no início de cada período. O mesmo processo será usado para fazer face a despesas extraordinárias não incluídas no orçamento anual e que sejam previamente aprovadas pela Assembleia de Condóminos, dando lugar a quotas extraordinárias.
Documentação necessária para Administração de um condomínio:
- Livro de Actas
- Licença de Habitação/Construção
- Escritura de constituição da propriedade horizontal
- Plantas do prédio
- Cartão de Pessoa Colectiva
- Identificação dos Condóminos, com as respectivas moradas e contactos telefónicos
- Regulamento do Condomínio
- Último extracto das contas bancárias do Condomínio
- Apólices actualizadas dos seguros contratados pelo Condomínio
- Mapas das últimas contas do Condomínio aprovadas e saldos finais que transitam para a nossa administração.
Elaboramos propostas, gratuitamente, para cada caso que nos seja solicitado sempre com base nos princípios atrás descritos.